

Como sei que tá um pouco difícil de ler vou resumir: mafalda pede silêncio ao seu colega, pois tem um doente em casa, ele pergunta se é sei pai ou sua mãe, ela responde que não e fica no quarto olhando para o globo.
Na atividade que trabalhei com os alunos, solicitei que eles identificassem quem era o estranho doente que mafalda se referia e que após identificá-lo os alunos deveriam responder por que será que a Mafalda chegou a essa conclusão e produzissem um texto argumentado por que o mundo está doente, se ainda há como salvá-lo e se sim o que poderíamos fazer para isso.
O resultado foram redações até aceitáveis dentro do padrão culto e bem organizadas de acordo com o gênero, porém os argumentos foram totalmente infantis, a maioria só sabia falar que era porque não jogamos lixo no lixo.
Acredito que sempre que solicitarmos uma produção de texto ao aluno dentro de um determinado tema, devemos já ter pensado em todos os aspectos em que esse tema pode ser explorado. No caso do tema que sugeri: a doença do mundo, gostaria que os alunos percebecem que o mundo está doente de várias doenças causadas por "n" fatores, tanto do plano físico: poluição, efeito estufa, desmatamento, caçadas indevidas de animais etc., quanto do plano mental: a falta de amor, de respeito, de compaixão, a violências etc. Porém, como ja´disse, para eles a doença do mundo era a poluição e a solução era jogar lixo no lixo.
Em casa, fiquei maquinando meu plano "B", que no caso seria a reescrita, mas como se o problema não era na norma culta nem na estrutura do texto e sim no conhecimento de mundo deles? Mandá-los assistir aos noticiários ou ler uma revista? Mas quem iria me garantir que eles atenderiam meu pedido. Então, digitando consciência ambiental no google, encontrei um vídeo ótimo, super didático, chamado " A história das coisas", que explica como nós seres humanos estamos acabando cada vez mais rápido com o planeta. Não pensei duas vezes, salvei o vídeo em um cd e levei para os alunos na escola, o vídeo tem mais ou menos 22 min e deu tempo suficiente para assistirmos e discutirmo em uma aula. Como tínhamos duas aulas a segunda ficou para eles reescreverem seus textos, não deu outra, os textos ficaram ótimos. E mais uma vez a sensação de alma lavada foi tamanha!
Gostaria de escanear um deles, mas eu já os devolvi, pois essa atividade foi feita em agosto.
Segue abaixo o link* para quem quiser baixá-lo, não deixem de assistí-lo, garanto que os 22min valerão muito a pena, não pense que o que tem aqui são argumentações que já estamos cansados de saber, não, são reflexões que nos fazem repensar sobre nossos vícios de consumo.
http://www.youtube.com/watch?v=lgmTfPzLl4E
Por Natália P. j. Santos
* tentei postar o vídeo, no entanto como ele é muito grande passei mais de 3 horas esperando anexar e nada. Por isso, só deu para postar o link da página do youtube mesmo.
2 comentários:
Interessante, Natália: nessa tirinha da Mafalda, no contexto em que a Mafalda surgiu, a doença do mundo não tinha nada a ver com ecologia, e sim com as guerras que aconteciam, e a tensão nuclear entre as potências da época. Apesar do tempo transcorrido, e infelizmente, a "doença do mundo" continua sendo rapidamente interpretável.
Adoro a Mafalda! É muito boa a ideia de trabalhar com as tirinhas dela.
Bacana!
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