Todas as atividades humanas estão associadas ao uso da linguagem. Interação que se manifesta pelos gêneros textuais desde sempre existentes:
No cotidiano, os “quase” em desuso: cartas, bilhetes, recados, lembretes.
Na literatura, os eternos contos, crônicas, romances.
Nos jornais, artigos, notícias, reportagens, editoriais.
E os gêneros que emergem na mídia digital, que têm como suporte o computador. No ciberespaço, temos e-mail, bate-papo virtual (chat), aula virtual, weblogs, fotologs, vídeo-conferência interativa. Lembrando que e-mail é gênero e suporte.
E na UNIVERSIDADE, no meio acadêmico:
Resumos, relatórios, artigos científicos, resenhas, ensaios, monografia.
Sim, aqueles dos quais tanto os professores de Língua Portuguesa I e Português Instrumental falam... não porque querem ser repetitivos, mas porque é necessário fazer o aluno perceber a necessidade do domínio da escrita nos referidos gêneros, se ele, de fato, quiser traçar o percurso da graduação.
Além disso, é nossa função alertar para o fato de que a Universidade é o lugar de formação dos sujeitos, da cultura, do pensamento, da ação, da política. Ora, se isso é fato, então devem-se cumprir as exigências próprias do trabalho intelectual:
1) Estudar no ensino superior é interrogar, pensar os conceitos, as articulações lógicas, os argumentos, os métodos. Sem estudo e debate crítico, só pode haver superficialidade, frases feitas, banalização do saber e da realidade, sem compreensão do sentido das teorias e da realidade, em produção do novo.
2) A LEITURA é inseparável do estudo, condição sem a qual não há ensino superior: é constitutivo do processo de leitura a compreensão do sentido das coisas, dos processos, dos acontecimentos, das idéias, dos conceitos, das articulações.....
3) Muitos alunos lêem pouco no Ensino Superior: quando o fazem, apenas para a produção imediata de trabalhos ou provas.
4) É fundamental que os docentes ensinem os alunos a ler, que indiquem e trabalhem livros inteiros nas disciplinas. Sem o aprendizado e o domínio da leitura não dá para se pensar em monografias de TCC, pós, mestrado, doutorado.
5) Cuidado, a naturalização do uso de cópias de livros, de cadernos dos colegas, de anotações feitas em aula, ou para as aulas, como meio principal, às vezes único, de contato, de relação extrínseca com o saber completa essa realidade lamentável. Entre outros equívocos e limites, cópias xerográficas de textos ou de livros não formarão uma biblioteca, nem serão colocadas em estantes.
6) Onde estão as bibliotecas???????
LEIAM:
Coêlho, Ildeu Moreira. A Universidade, O saber e o Ensino em Questão. In: Veiga, Ilma&Naves, Marisa (org), Currículo e Avaliação na Educação Superior. Araraquara: Junqueira &Marin, 2005.
No cotidiano, os “quase” em desuso: cartas, bilhetes, recados, lembretes.
Na literatura, os eternos contos, crônicas, romances.
Nos jornais, artigos, notícias, reportagens, editoriais.
E os gêneros que emergem na mídia digital, que têm como suporte o computador. No ciberespaço, temos e-mail, bate-papo virtual (chat), aula virtual, weblogs, fotologs, vídeo-conferência interativa. Lembrando que e-mail é gênero e suporte.
E na UNIVERSIDADE, no meio acadêmico:
Resumos, relatórios, artigos científicos, resenhas, ensaios, monografia.
Sim, aqueles dos quais tanto os professores de Língua Portuguesa I e Português Instrumental falam... não porque querem ser repetitivos, mas porque é necessário fazer o aluno perceber a necessidade do domínio da escrita nos referidos gêneros, se ele, de fato, quiser traçar o percurso da graduação.
Além disso, é nossa função alertar para o fato de que a Universidade é o lugar de formação dos sujeitos, da cultura, do pensamento, da ação, da política. Ora, se isso é fato, então devem-se cumprir as exigências próprias do trabalho intelectual:
1) Estudar no ensino superior é interrogar, pensar os conceitos, as articulações lógicas, os argumentos, os métodos. Sem estudo e debate crítico, só pode haver superficialidade, frases feitas, banalização do saber e da realidade, sem compreensão do sentido das teorias e da realidade, em produção do novo.
2) A LEITURA é inseparável do estudo, condição sem a qual não há ensino superior: é constitutivo do processo de leitura a compreensão do sentido das coisas, dos processos, dos acontecimentos, das idéias, dos conceitos, das articulações.....
3) Muitos alunos lêem pouco no Ensino Superior: quando o fazem, apenas para a produção imediata de trabalhos ou provas.
4) É fundamental que os docentes ensinem os alunos a ler, que indiquem e trabalhem livros inteiros nas disciplinas. Sem o aprendizado e o domínio da leitura não dá para se pensar em monografias de TCC, pós, mestrado, doutorado.
5) Cuidado, a naturalização do uso de cópias de livros, de cadernos dos colegas, de anotações feitas em aula, ou para as aulas, como meio principal, às vezes único, de contato, de relação extrínseca com o saber completa essa realidade lamentável. Entre outros equívocos e limites, cópias xerográficas de textos ou de livros não formarão uma biblioteca, nem serão colocadas em estantes.
6) Onde estão as bibliotecas???????
LEIAM:
Coêlho, Ildeu Moreira. A Universidade, O saber e o Ensino em Questão. In: Veiga, Ilma&Naves, Marisa (org), Currículo e Avaliação na Educação Superior. Araraquara: Junqueira &Marin, 2005.
Profa. Mônica Mano Trindade
Monitora: Renata Luana Gomes Cintra
3 comentários:
Assinando embaixo: Késia Mota.
Renata, gostei! Só fiquei com a impressão de que você estava com raiva. Estava?
Achei legal você falar de livros, cópias, e bibliotecas.
Olhe que sou uma apaixonada por mídias digitais, e em muitos casos tenho horror a ficar imprimindo e usando papel, papel, papel.
Mas ainda acho que é preciso haver livros, os objetos chamados livros (não só as informações).
Adoro bibliotecas digitais também, mas detesto cópias de pedaços, páginas sem princípio nem fim, sem referência, sem autoria, textos sem história, sem relação com coisa nenhuma.
Não estou com raiva não! :)
Obrigada por falar isso.
É isso aí, Renata. E super a ver com blog.
O idel seria isso, mas existem tantos atropelos...
Ass: Bruna, de poucas palavras hj :P
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