segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

O grande teste

Sou professora de uma escola de Ensino Fundamental e Médio. É no Ensino Médio, lecionando a disciplina de Redação, que observo uma grande preocupação das escolas em preparar os alunos para o vestibular.
Todos nós, alunos da UFPB, tivemos que passar por esse martírio que é o vestibular. Nos anos que prestei vestibular não havia outro assunto em minha vida e na dos colegas que me rodeavam que não fosse essa prova. A escola e o cursinho utilizavam qualquer conhecimento que pudesse ser adquirido como possível questão para a tão esperada prova.
Mas às vezes me pergunto se essa forma de avaliação para ingressar em universidade é realmente eficaz. Esse questionamento vem das minhas experiências em quanto professora. Em muitas situações, devo preocupar-me apenas com a possível proposta da prova de 3º ano do que com o uso da língua portuguesa que esses jovens deverão fazer ao longo da vida. Muitos desses alunos, por exemplo, não sabem ler as informações importantes que contêm em uma conta de energia a não ser no tópico “Total a pagar”. Isso ocorre porque esse gênero textual possivelmente não “cairia” na prova do vestibular ou em concursos.
Costumo comparar os cursinhos pré-vestibulares e escolas que agem como esses cursinhos às auto-escolas (estas que me perdoem a comparação e a sinceridade!). Se você reparar as auto-escolas fazem todo o possível para que você dirija bem na pista imaginária do Detran, imaginária porque não há motoqueiros ultrapassando pela direita, pedestres e você não sai da primeira marcha!
Não que o vestibular seja tão irreal, mas preocupando-nos apenas com ele, não oferecemos aos nossos alunos o que vai além do momento de uma prova. Tenho consciência da importância dos cursinhos para os alunos revisarem o conteúdo do ensino médio, mas é necessário que a escola faça o seu papel de educar e proporcionar uma grande quantidade de conhecimento não focando exclusivamente uma prova que muitas das vezes não avalia de fato.

Pollyanna Freire

3 comentários:

leonor disse...

Pollyanna, gostaria de ter alguma idéia brilhante para oferecer em resposta, mas não tenho.
O que você comentou me fez lembrar que muitos alunos que já passaram pelo vestibular e estão na universidade continuam sem conseguir ler as questões das provas de Língua Portuguesa.
Na verdade, acho que brilhante foi mesmo este seu comentário.

Késia Mota disse...

Pollyana, concordo contigo!

Eu tenho habilitação AB. O teste no Detran, para moto, foi facílimo, foi moleza. Foi muito mais fácil do que o de carro. Sei dirigir um carro, mas nem me pergunta se eu sei o que fazer numa moto! rsrsrs

Preparar para o vestibular somente é um grande mal da educação, atualmente. Ocorre principalmente em escolas particulares.

É preciso educar para a vida. O estudante que estiver preparado para tudo, também estará pronto para passar no vestibular.

Parabéns pelo seu texto! Gostei.

Agenda Eletrônica Corujinha disse...

Agradeço pelos comentários feitos e por concordarem comigo. Infelizmente é no dia-a-dia que percebemos esses problemas que para serem resolvidos é preciso que nós, professores de língua portuguesa tenhamos a iniciativa.