O que estudar para a prova de monitoria?
1. A prova de monitoria versa sobre o conteúdo da disciplina.
2. Os professores podem também indicar material específico. Veja se é o caso para a disciplina que você escolheu.
Língua Portuguesa I - Prof. Denilson
Conteúdo para prova: língua, linguagem, coesão, coerência, tópico frasal (Othon Moacyr Garcia, capítulo “o parágrafo”, FTD, qualquer edição).
Ensino de Português como Língua Estrangeira - Profa. Mônica Trindade
TEXTOS PARA CONSULTA:
OBS. SERÁ PERMITIDA A CONSULTA AOS TEXTOS DURANTE A PROVA.
1.Silva, Neide S. (2002). Material Didático de PLE essencialmente comunicativo: sonho ou realidade? IN: CUNHA, M. Jandyra Cavalcanti; SANTOS, Percília (orgs). Tópicos em português língua estrangeira. Brasília: Editora Universidade de Brasília.
2.ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes (2007). O conceito de nível limiar no planejamento da experiência de aprender línguas. IN: ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes e LOMBELLO, Leonor Cantareio (orgs.) O ensino de Português para estrangeiros – pressupostos para o planejamento de cursos e elaboração de materiais. Campinas: Pontes.
Teorias Linguísticas II - Prof. Márcio
LEITÃO, M.M. (2008). Psicolingüística Experimental: focalizando o processamento da linguagem, In: MARTELOTTA, Mario et alii (Orgs.) Manual de Lingüística. São Paulo: Editora Contexto.
MARTELOTTA, M. & PALOMARES, R. (2008). Lingüística Cognitiva. In: MARTELOTTA, Mario et alii (Orgs.) Manual de Lingüística. São Paulo: Editora Contexto.
FURTADO DA CUNHA, A. (2008). Funcionalismo. In: MARTELOTTA, Mario et alii (Orgs.) Manual de Lingüística. São Paulo: Editora Contexto.
CEZARIO, M. & VOTRE, S. (2008). Sociolingüística. In: MARTELOTTA, Mario et alii (Orgs.) Manual de Lingüística. São Paulo: Editora Contexto.
Teoria da Literatura I - Prof. Amador
A prova é sobre o texto "Barroco e neobarroco" de Severo Sarduy, que está na pasta do professor na xerox do C.A. de Filosofia.
Teoria da Literatura I - Prof. Rinaldo
Livro O estudo analítico do poema - Antonio Candido - São Paulo: Humanitas, 2006.
Teoria da Literatura II - Prof. Rinaldo
Ensaio "Alguns aspectos do conto" - Julio Cortázar - In: Valise de cronópio. São Paulo: Perspectiva, 1993, pp. 147-163.
Ensaio "A personagem do romance" - Antonio Candido - In: A personagem de ficção (vários). São Paulo: Perspectiva, 1981, pp. 52-80.
Ensaio "O narrador" - Walter Benjamin - In: Walter Benjamin - obras escolhidas. São Paulo: Brasiliense, 1986, pp. 197-221.
Linguística II (Curso de Fonoaudiologia) - Profa. Marianne
Scarpa, E. Aquisiçao da linguagem. In: Mussalin e Bentes, vol 2. . Ed Cortez.
Moratto, E. Interacionismo. In: Mussalin e Bentes, vol 3. . Ed Cortez.
Os textos estão disponíveis no LAFE pela manhã. Pedir à Sra. Miriam a cópia para xerocar.
Estágio Supervisionado II (manhã) - Profa. Marianne
Antunes, Irandé. No meio do caminho tinha uma pedra. In:Bagno (org.) Linguistica da Norma. Ed Loyola.
O texto está disponível no LAFE pela manhã. Pedir à Sra. Miriam a cópia para xerocar.
Literatura Infanto-juvenil - Profa. Ana Marinho
O texto é "Literatura, afeto e memória", de Vânia Resende. Está na xerox de Vagner, C.A. de Letras.
Leitura e Produção Textual II (noite) - Prof. Pedro Francelino
1) A escrita nas perspectivas sociocognitivista e sociointeracionista/discursiva do texto. (Consultar Ingedore Koch, para a primeira abordagem e Irandé Antunes e J. W. Geraldi para a segunda.
2) Letramento e alfabetização (consultar Leda Tfouni e Magda Soares).
3) Texto e fatores de textualidade (ver Costa Val, em um artigo em que ela discute alguns desses fatores, numa espécie de revisão crítica).
4) Relações entre fala e escrita (ver Marcuschi).
5) Metodologia de trabalho com a escrita em contexto escolar: a sequência didática
(ver texto de Dolz e Schnewvly).
Os textos dos autores indicados estão disponíveis na copiadora de Vagner, no CCHLA, próximo ao CA de Letras.
Estágio Supervisionado I (manhã) - Profs. Camilo e Regina Celi
Material disponível na pasta de Estágio da Profa. Regina Celi.
Metodologia do Trabalho Científico (manhã) - Prof. Denilson
O material está disponível na pasta do professor, na xerox TOK DE CLASSE, junto da Central de aulas.
Fundamentos Filosóficos da Linguagem (manhã) - Prof. Jan Edson
Fundamentos Filosóficos da Linguagem (noite) - Profa. Leonor
Frege, G. Sobre o sentido e a referência. p.61-69.
Pfeiffer, Cláudia Castellanos & Nunes, José Horta (orgs.) Linguagem, História e Conhecimento. Campinas: Pontes Editores, 2006. (o capítulo sobre Austin e atos constativos e performativos)
Pires de Oliveira, Roberta. Semântica. In: Mussalin e Bentes. Introdução à linguística. Vol 2. São Paulo: Cortez, 2001. p.17-46.
Todo o material está disponível na pasta do prof. Jan na xerox do C.A. de Filosofia (Fagner).
9 comentários:
Uma duvida: A concorrencia por disciplina será divulgada???
Obg desde já !!!
Antes da prova? Não, não tenho condições de fazer isso, lamento. Vamos receber inscrições ainda na terça (para quem vai fazer a prova à noite). Não dá mesmo.
Puxa, concorrência por disciplina! :)
Essa monitoria está virando uma assunto muito impactante!
Por um lado, fico contente que os alunos de Letras tenham oportunidades de bolsas e se esforcem para tê-las. Por outro lado, começo a ficar muito ansiosa! Socorro, Késia, preciso de um chá! :)
Letras, você viu a resposta àquela sua pergunta anterior sobre as contas bancárias? Podem ser usadas contas de qualquer banco, desde que sejam em nome do candidato e não sejam conjuntas. Podem ser de poupança, também.
(Pelo menos, até o ano passado era assim, e não enviaram nada em contrário.)
podechá!
hihi
Não pensa na concorrência. Faça o seu melhor.
A ideia de concorrência deve ser a seguinte: o meu melhor lutando para derrotar o meu pior. É como eu vejo.
São 21 bolsas distribuídas por diversas disciplinas e professores excelentes. Escolha aquela disciplina com que você se dá melhor e leva em consideração a média obtida nesta disciplina.
Se tiver uma média 10, é bom sinal de que pode se sair muito bem tanto na prova quanto no exercício da monitoria. Ou então opte pela de média mais alta do seu histórico e/ou aquela de que mais gosta, para fazer um trabalho eficiente e prazeroso.
Considerar qual é o professor da disciplina é também uma boa ideia, pois este professor (ou professora) será o seu orientador (sua orientadora) na elaboração do artigo da monitoria. Isso é importante.
Enfim, fiquem tranquilos, façam a prova com calma e paciência.
Sucesso!
Valeu, Késia!
Vou ficar aguardando o chá! Hehe.
Alguém sabe a hora da prova amanhã?
Estou simplesmente desesperado!
O horáio não foi postado aqui no blog!
Acho que também estou precisando de um chá!
kkkkkkkkk
Obg!
Desculpe, Ivonaldo, os horários estão publicados.
obrigado!
Postar um comentário