quinta-feira, 8 de abril de 2010

O que estudar para a prova de monitoria?



1. A prova de monitoria versa sobre o conteúdo da disciplina.
2. Os professores podem também indicar material específico. Veja se é o caso para a disciplina que você escolheu.

Língua Portuguesa I - Prof. Denilson
Conteúdo para prova: língua, linguagem, coesão, coerência, tópico frasal (Othon Moacyr Garcia, capítulo “o parágrafo”, FTD, qualquer edição).

Ensino de Português como Língua Estrangeira - Profa. Mônica Trindade
TEXTOS PARA CONSULTA:
OBS. SERÁ PERMITIDA A CONSULTA AOS TEXTOS DURANTE A PROVA.
1.Silva, Neide S. (2002). Material Didático de PLE essencialmente comunicativo: sonho ou realidade? IN: CUNHA, M. Jandyra Cavalcanti; SANTOS, Percília (orgs). Tópicos em português língua estrangeira. Brasília: Editora Universidade de Brasília.
2.ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes (2007). O conceito de nível limiar no planejamento da experiência de aprender línguas. IN: ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes e LOMBELLO, Leonor Cantareio (orgs.) O ensino de Português para estrangeiros – pressupostos para o planejamento de cursos e elaboração de materiais. Campinas: Pontes.


Teorias Linguísticas II - Prof. Márcio
LEITÃO, M.M. (2008). Psicolingüística Experimental: focalizando o processamento da linguagem, In: MARTELOTTA, Mario et alii (Orgs.) Manual de Lingüística. São Paulo: Editora Contexto.
MARTELOTTA, M. & PALOMARES, R. (2008). Lingüística Cognitiva. In: MARTELOTTA, Mario et alii (Orgs.) Manual de Lingüística. São Paulo: Editora Contexto.
FURTADO DA CUNHA, A. (2008). Funcionalismo. In: MARTELOTTA, Mario et alii (Orgs.) Manual de Lingüística. São Paulo: Editora Contexto.
CEZARIO, M. & VOTRE, S. (2008). Sociolingüística. In: MARTELOTTA, Mario et alii (Orgs.) Manual de Lingüística. São Paulo: Editora Contexto.

Teoria da Literatura I - Prof. Amador
A prova é sobre o texto "Barroco e neobarroco" de Severo Sarduy, que está na pasta do professor na xerox do C.A. de Filosofia.

Teoria da Literatura I - Prof. Rinaldo
Livro O estudo analítico do poema - Antonio Candido - São Paulo: Humanitas, 2006.

Teoria da Literatura II - Prof. Rinaldo
Ensaio "Alguns aspectos do conto" - Julio Cortázar - In: Valise de cronópio. São Paulo: Perspectiva, 1993, pp. 147-163.
Ensaio "A personagem do romance" - Antonio Candido - In: A personagem de ficção (vários). São Paulo: Perspectiva, 1981, pp. 52-80.
Ensaio "O narrador" - Walter Benjamin - In: Walter Benjamin - obras escolhidas. São Paulo: Brasiliense, 1986, pp. 197-221.

Linguística II (Curso de Fonoaudiologia) - Profa. Marianne
Scarpa, E. Aquisiçao da linguagem. In: Mussalin e Bentes, vol 2. . Ed Cortez.
Moratto, E. Interacionismo. In: Mussalin e Bentes, vol 3. . Ed Cortez.
Os textos estão disponíveis no LAFE pela manhã. Pedir à Sra. Miriam a cópia para xerocar.

Estágio Supervisionado II (manhã) - Profa. Marianne
Antunes, Irandé. No meio do caminho tinha uma pedra. In:Bagno (org.) Linguistica da Norma. Ed Loyola.
O texto está disponível no LAFE pela manhã. Pedir à Sra. Miriam a cópia para xerocar.

Literatura Infanto-juvenil - Profa. Ana Marinho
O texto é "Literatura, afeto e memória", de Vânia Resende. Está na xerox de Vagner, C.A. de Letras.

Leitura e Produção Textual II (noite) - Prof. Pedro Francelino
1) A escrita nas perspectivas sociocognitivista e sociointeracionista/discursiva do texto. (Consultar Ingedore Koch, para a primeira abordagem e Irandé Antunes e J. W. Geraldi para a segunda.
2) Letramento e alfabetização (consultar Leda Tfouni e Magda Soares).
3) Texto e fatores de textualidade (ver Costa Val, em um artigo em que ela discute alguns desses fatores, numa espécie de revisão crítica).
4) Relações entre fala e escrita (ver Marcuschi).
5) Metodologia de trabalho com a escrita em contexto escolar: a sequência didática
(ver texto de Dolz e Schnewvly).
Os textos dos autores indicados estão disponíveis na copiadora de Vagner, no CCHLA, próximo ao CA de Letras.

Estágio Supervisionado I (manhã) - Profs. Camilo e Regina Celi
Material disponível na pasta de Estágio da Profa. Regina Celi.

Metodologia do Trabalho Científico (manhã) - Prof. Denilson
O material está disponível na pasta do professor, na xerox TOK DE CLASSE, junto da Central de aulas.

Fundamentos Filosóficos da Linguagem (manhã) - Prof. Jan Edson
Fundamentos Filosóficos da Linguagem (noite) - Profa. Leonor

Frege, G. Sobre o sentido e a referência. p.61-69.
Pfeiffer, Cláudia Castellanos & Nunes, José Horta (orgs.) Linguagem, História e Conhecimento. Campinas: Pontes Editores, 2006. (o capítulo sobre Austin e atos constativos e performativos)
Pires de Oliveira, Roberta. Semântica. In: Mussalin e Bentes. Introdução à linguística. Vol 2. São Paulo: Cortez, 2001. p.17-46.
Todo o material está disponível na pasta do prof. Jan na xerox do C.A. de Filosofia (Fagner).

9 comentários:

Transeuntes de Pasárgada disse...

Uma duvida: A concorrencia por disciplina será divulgada???

Obg desde já !!!

leonor disse...

Antes da prova? Não, não tenho condições de fazer isso, lamento. Vamos receber inscrições ainda na terça (para quem vai fazer a prova à noite). Não dá mesmo.

Puxa, concorrência por disciplina! :)
Essa monitoria está virando uma assunto muito impactante!

Por um lado, fico contente que os alunos de Letras tenham oportunidades de bolsas e se esforcem para tê-las. Por outro lado, começo a ficar muito ansiosa! Socorro, Késia, preciso de um chá! :)

leonor disse...

Letras, você viu a resposta àquela sua pergunta anterior sobre as contas bancárias? Podem ser usadas contas de qualquer banco, desde que sejam em nome do candidato e não sejam conjuntas. Podem ser de poupança, também.

(Pelo menos, até o ano passado era assim, e não enviaram nada em contrário.)

Késia Mota disse...

podechá!

hihi

Késia Mota disse...

Não pensa na concorrência. Faça o seu melhor.

A ideia de concorrência deve ser a seguinte: o meu melhor lutando para derrotar o meu pior. É como eu vejo.

São 21 bolsas distribuídas por diversas disciplinas e professores excelentes. Escolha aquela disciplina com que você se dá melhor e leva em consideração a média obtida nesta disciplina.

Se tiver uma média 10, é bom sinal de que pode se sair muito bem tanto na prova quanto no exercício da monitoria. Ou então opte pela de média mais alta do seu histórico e/ou aquela de que mais gosta, para fazer um trabalho eficiente e prazeroso.

Considerar qual é o professor da disciplina é também uma boa ideia, pois este professor (ou professora) será o seu orientador (sua orientadora) na elaboração do artigo da monitoria. Isso é importante.

Enfim, fiquem tranquilos, façam a prova com calma e paciência.

Sucesso!

leonor disse...

Valeu, Késia!

Vou ficar aguardando o chá! Hehe.

ivonaldo disse...

Alguém sabe a hora da prova amanhã?
Estou simplesmente desesperado!
O horáio não foi postado aqui no blog!

Acho que também estou precisando de um chá!
kkkkkkkkk

Obg!

leonor disse...

Desculpe, Ivonaldo, os horários estão publicados.

ivonaldo disse...

obrigado!