terça-feira, 21 de setembro de 2010

O CONTO BRASILEIRO DO SÉC. XXI

 Verônica Barbosa

O ensaio “O conto brasileiro do século XXI”, de Rinaldo de Fernandes, que resultou de sua experiência de professor de Literatura Brasileira, de crítico no jornal Rascunho, de Curitiba, e sobretudo de sua atividade de antologista, tem como objetivo principal comentar 28 contos e ainda distribuí-los em cinco vertentes. O ensaísta nos leva a crer que essas vertentes são fundamentais na classificação do conto brasileiro do século XXI.

Para Rinaldo de Fernandes (2010, p. 02), “há uma grande diversidade de formas no conto, que parte do minimalismo ao realismo brutal, passando pela vertente intimista, pela narrativa fragmentária ou mesmo experimental”. Portanto, o conto contemporâneo tem a função de narrar fatos típicos do homem atual, como podemos citar a violência, o infortúnio e a pobreza brasileira.

No ensaio, Rinaldo de Fernandes afirma que o conto é um gênero bastante significativo na literatura, em seguida ressalta as cinco vertentes que norteiam o conto brasileiro do século XXI:

1° - a da violência ou brutalidade no espaço público e urbano;
2º - a das relações privadas, na família ou no trabalho, em que aparecem indivíduos com valores degradados, com perversões e não raro em situações também de extrema violência, física       ou psicológica;
3º - a das narrativas fantásticas, na melhor tradição do realismo fantástico hispano-americano, às quais se podem juntar as de ficção científica e as de teor místico/macabro;
4º - a dos relatos rurais, ainda em diálogo com a tradição regionalista;
5º - a das obras metaficcionais ou de inspiração pós-moderna (FERNANDES, 2010, p. 03).

 De acordo com o ensaísta, o que une todas essas vertentes são a crueldade e a ironia que os melhores contistas da atualidade herdaram do Machado de Assis. Entretanto, é importante salientar que num único conto ou num mesmo livro o autor pode utilizar mais de uma vertente.

Após isso, Rinaldo de Fernandes aborda de forma detalhada as cinco vertentes e ainda comenta vários contos indicando seus respectivos autores. E  ressalta que “o conto contemporâneo [...] não se fixa apenas no espaço público – volta-se, de forma aguda, para relações privadas, na família ou no trabalho. Relações em que por vezes aparecem protagonistas pervertidos ou mesmo violentos” (FERNANDES, 2010, p. 06).

Por último, é importante salientar que Rinaldo de Fernandes, ao tratar das cinco vertentes do conto brasileiro do século XXI, teve a intenção principalmente de apresentar os contos mais significativos e não de selecionar os melhores contistas, o que seria uma tarefa muito difícil e precipitada em relação às produções recentes.

3 comentários:

Thalita S2 Vinícius disse...

Adoro esse ensaio!
Vale muito a pena ler e os contos que são referidos são ótimos também, Rinaldo foi muito feliz nas suas escolhas.

Boa dica xD

Késia Mota disse...

Gostei da dica, Verônica. Monitora massa, você. rs

Um abração!

leonor disse...

Muito bom, Verônica!