quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Blog: Um destino para os textos redigidos na escola.


Quero me aproveitar deste espaço para divulgar para vocês uma estratégia de ensino apontada em uma sessão do livro Didático Textos e Linguagens de Márcia de Benedetto do 7° ano chamada “A palavra é sua”. Nessa sessão a autora sugere ao professor que crie um blog para expor os textos trabalhados na unidade, concluindo que dando um objetivo ao aluno, ele procurará caprichar mais em seus textos já que, nesse caso, não será mais o professor que avaliará seus textos, mas o mundo todo.

Marcos Bagno em seu livro Pesquisa na escola também ressaltou essa questão do objetivo, ressaltando que quando os alunos estão bem orientados pelo professor que os direciona argumentando que há um propósito e um destino para a produção textual solicitada os alunos se instigam mais para produzir. Outro veículo que também traz essa questão do direcionamento é a Revista Nova Escola (Jan/fev 2009 – p.38), no artigo de Thais Gurgel a autora enfatiza que para produzir textos de qualidade, os alunos têm de saber o quê, para quê, para quem escrevem e qual o gênero que melhor exprime suas ideias. Segundo Roxane Rojo, da Universidade Estadual de Campinas, envolver estudantes de 6° a 9º ano na produção textual é um grande desafio por isso destaca:

“Para que alguém se coloque na posição de escritor, é preciso que sua produção tenha circulação garantida e leitores de verdade.”

Impregnada “até a alma” com essas teorias resolvi por em prática a idéia do blog para incentivar as produções textuais dos alunos do 9° ano, conversei com a professora que gostou muito da idéia (que não foi minha) não mais que os alunos que adoraram o fato de passarem a ser vistos não mais como aluno fulano, mas como autor fulano. E a primeira atividade que solicitamos para eles foi a elaboração de uma minibiografia deles para expor no perfil do blog ao lado de suas fotos. Como sempre há um desafio, nesta turma de 15 alunos, apenas 10 se empolgaram, sugeriram cor, fizeram votação do nome que ao fim ficou decidido como “Os Melhores do A.B.M”, disponibilizaram a foto etc. E todos já estavam cientes do critério para ter o texto exposto no blog, ele tinha que ser o melhor de acordo com a opinião do professor e da turma.

Só justificando, nosso trabalho e dedicação com a produção de textos foi apenas durante os meses de julho e agosto, pois depois passamos a trabalhar mais com leitura e análise das leituras, já que a Prova Brasil, princípio básico para eu estar estagiando nessa escola, se realizará em novembro do presente ano.


Enfim gente, espero que vocês aprovem e se não for pedir demais aos que estão lecionando adotem essa estratégia, pois fundamentação teórica tem, relatos de experiências positivas têm também, só falta a disposição para ser posta em prática.


Link do blog "OS MELHORES DO A.B.M":http://osmelhoresdoabn.blogspot.com/


Por Natália P. J. Santos.

4 comentários:

leonor disse...

Olhaí, Natália! Que legal! :)

Késia Mota disse...

Bacana!

E a letra ficou menos luminosa que a verde da postagem anterior. hehe

Acho bacanérrimo criar blog para acompanhar o trabalho de sala de aula. É uma forma, inclusive, de envolver pessoas de fora no contexto da sala de aula.

Tenho uma irmã pedagoga que eu admiro muito como profissional. Ela tem um blog legal, também. É uma outra forma, mas se assemelha ao que você criou no estágio. Quem quiser dar uma olhada, o link é
http://www.diariodatiadebora.blogspot.com/

Valeu, Natália!

Bruna disse...

Natália, parabéns pelos seus textos!
Fiquei encantada com o blog. Acho legal essa idéia, pois parece que saímos do "outro mundo" que, infelizmente, parece ser a escola.
Continue com seu trabalho.
Fiquei feliz :)! :*!

Bruna disse...

Késia, adorei o blog da sua irmã. É de se admirar mesmo :))))