terça-feira, 15 de junho de 2010

Missa do Galo: Um outro enfoque (Moacyr Scliar)

Sob a narrativa da personagem Conceição, este conto, como o próprio nome sugeri é outro enfoque do conto Missa do galo de Machado de Assis. O conto de Moacyr Scliar é construído sobre as bases dos mesmos personagens e situações do conto de Machado de Assis, diferenciado pela visão e exposição das idéias, acontecimentos e emoções da personagem Conceição (trinta anos). Durante todo o conto ela expressa suas atitudes e sentimentos que envolveram um diálogo que tivera com o jovem Nogueira (dezessete anos), que estava hospedado em sua casa, tendo em vista que o marido de Conceição, Meneses, fora casado com uma das primas do jovem.
Era noite de natal e Conceição expõe que naquela mesma noite acontecera algo que mudara sua vida. Bela, sedutora, inteligente e ao mesmo tempo, delicada e envolvente, Conceição inicia uma conversa com Nogueira, este resolveu não dormir, pois esperava pela missa do galo à meia-noite, tendo já combinado com o vizinho de ir acordá-lo quando a hora fosse chegada. A conversação entre os dois é rodeada de seduções, emoções e sentimentos inesperados de ambas as partes.
O jovem fora embora no ano novo para a cidade de Mangaratiba. A figura dele se interpõe na mente de Conceição a cada ano, sua ausência a faz por vezes, “derramar algumas sentidas lágrimas”.

Manuelly de Carvalho Silva

11 comentários:

leonor disse...

Ah, eu li este conto, e já nem lembrava mais dele.

Mas fiquei curiosa, Manuelly: afinal, qual é a sua posição quanto ao conto?

nathália disse...

Nossa! Eu só conhecia o conto do nosso ilustríssimo Machado - que é fantástico, vale salientar.

Boa dica, Manuelly! Vou procurar este novo do Moacir. =)

Thalita S2 Vinícius disse...

Concordo com nathália, Boa dica! :)

Eu conhecia o conto de Machado, e esse de Moacir, eu ouvi Rinaldo comentando em uma de suas aulas. Fiquei com vontade de ler, só que fui deixando pra depois, acho que o post de Manuelly foi um sinal, mandando eu rever o meu tempo pra leitura!

Elioenai disse...

Esse conto foi muito citado nas aulas de teoria da literatura II...
Muito interessante... a Literatura sempre tem algo de EXTRAORDINARIO a nos mostrar...

Unknown disse...

O conto de Moacyr Scliar é bem interessante. Quando tive a oportunidade de conhecê-lo, percebi a genialidade do autor em utilizar um jogo de troca que surtiu um efeito, ao meu ver, excelente.
Machado de Assis é simplismente fantástico, mas realmente devo tirar o chapéu para o autor Moacyr Scliar.
Adorei. O conto é ótimo eu recomendo... rsr.

Verônica Barbosa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Verônica Barbosa disse...

Concordo com Manuelly,esse conto "Missa do galo" um outro enfoque de Moacyr Scliar é realmente maravilhoso.
Nesse conto Scliar reinventa a Conceição, a típica personagem machadiana de "Missa do galo", tornando-a uma mulher desbloqueada, capaz de assumir seus desejos e seu poder de sedução. Ao contrário de Machado, Scliar apresenta no conto uma mulher mais atual, mais liberada, e dona de si.
É muito bom o conto, essa resenha de Manuelly é uma boa sugestão para quem não leu ainda.

Danni disse...

Este conto é muito bom, recomendo.
=D

MONITORIA DLCV disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernanda Miranda disse...

Tive contato com o conto de Machado na disciplina de Teoria da Literatura II, nem lembrava mais dele, mas quando li o comentário de Mauelly me recordei de toda a história ... Procurei por aqui, em meus documentos, e quando encontrei acabei relendo. Agora vou procurar a versão de Scliar. Muito bom!

Unknown disse...

Não li o conto de Machado, nem esse de Scliar.
Fiquei bem curiosa para lê-los!