terça-feira, 31 de maio de 2011

HORA da PAELLP

           Por  Simeia de Castro 


            Calma meus caros, não se assustem com a sigla, não estamos propondo nenhum Partido da Língua Portuguesa!

            A PAELLP é a abreviação da disciplina Pesquisa Aplicada ao Ensino de Literaturas de Língua Portuguesa, ufa, terminei de digitar! Lembrei até do extenso nome do nosso falecido Imperador Pedro II, sem mencionar a ascendência parental do Soberano!

            Os alunos de Licenciatura Plena em Letras – habilitação em Língua Portuguesa – cursam PAELLP, que visa apresentar os fundamentos gerais da pesquisa de campo e da pesquisa bibliográfica referente à área de Literatura – tipos de pesquisas e instrumentos – sendo exigida a elaboração de um Projeto de Pesquisa destinado ao TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Neste sentido, a disciplina tem como objetivos, conhecer alguns dos diversos tipos de abordagens teóricas utilizadas para analisar o texto literário.

            De acordo com Dalberio (2009)¹, o projeto é o passo inicial de uma pesquisa, tendo fundamental contribuição na produção de conhecimento. Para isso requer planejamento e a sistematização das intenções do que vem a ser investigado.

            O autor destaca algumas etapas essenciais para um projeto de pesquisa, que podemos sintetizá-las da seguinte forma: (1) Tema (Ideia geral sobre uma proposição tratada ou demonstrada); (2) Assunto (Aquilo que é selecionado para investigação); (3) Levantamento Bibliográfico (Fontes e publicações sobre o assunto); (4) Delimitação do assunto (Mostrar de forma inteligível o que vai ser pesquisado); (5) Problematização (Exposição das inquietações/questionamentos que serão respondidos a partir de uma investigação metódica e sistemática); (6) Hipóteses (Resposta provisional ou ideia preestabelecida, apresentada como solução do problema a ser investigado); (7) Objetivo Geral (Expressa o alcance da pesquisa, deve-se utilizar verbos no infinitivo); (8) Roteiro Temático (Definição dos tópicos e subtópicos que serão desenvolvidos no relatório final da pesquisa); (9) Objetivos específicos (Expressam o que será feito em cada capítulo ou seção do relatório final da pesquisa); (10) Justificativa (O porquê da realização do projeto, deve ser apresentado de forma convincente. Três elementos são indispensáveis: problematização, teoria base e objetivos); (11) Procedimentos Metodológicos (Apresentação do caminho que será utilizado para confecção da pesquisa); (12) Cronograma (Etapas ou fases do processo de pesquisa).   

            Vale salientar que um projeto de pesquisa não é necessariamente estruturado nesta sequência de etapas, enumeramos assim para respeitar a ordem proposta pelo referido autor. No caso da PAELLP, é requerido apenas: Apresentação, justificativa, objetivos, procedimentos metodológicos, cronograma e referências.  

            Merece atenção refletirmos sobre a importância da disciplina de PAELLP e a relevância de suas propostas para a formação do discente pesquisador. O aluno será desafiado aos “insights”, ou seja, poderá escolher aquilo que deseja pesquisar no campo literário. Ao término das atividades, poderá ainda optar por desenvolver o trabalho e aprofundar a pesquisa para a elaboração do TCC.

            Em suma, é gratificante termos a oportunidade de cursar uma disciplina em que vemos a parte teórica unir-se ao trabalho prático através da discussão do texto literário, os operadores de leitura, além de fazermos um breve panorama das tendências da Teoria Literária, culminando com a elaboração de um Projeto de Pesquisa. 

           



___________________
1 DALBERIO, Oswaldo. Metodologia Científica: desafios e caminhos. Coleção Educação Superior. Paulus, 2009, pp.50-87.  

4 comentários:

Ximenes disse...

“insights”“insights”
quase uma gestalt!

Muito bem Simeia, sintetizou bem a "cadeira". Depois que se descobre que pesquisar e criar é "o bom", cumprir tarefas fica difícil.

Késia Mota disse...

Menina, PAELLP!

Quando vi pensei que seria alguma instituição internacional, sei lá. Talvez uma instituição de fomento a pesquisas. Tem a ver. kkkkkk

Felipe D´Castro disse...

Eu tô cursando a PAELLPusiasbaius e tô gostando bastante!
Siméia, como Ximenes falou, Sintetizou bem a disciplina!
Confesso que quando vi a sigla me assustei um pokito!
Abraços!

Jailton disse...

Êita!!! Boa ideia, Simeia! Eu também gostei muito dessa disciplina. Mas, deu um poquinho de trabalho, realmente.