domingo, 22 de maio de 2011

METÁFORA DA MERENDA ESCOLAR

            

              Bem falou ontem – 1982 – Gilberto Gil com muita propriedade, que poeta que é poeta pra falar de sua meta quer dizer o inatingível, isso para muitos é pouco visível!

            Foi tanto flagra e supervisão, um mês de investigação para o resultado divulgar aquilo que só em pensar é náusea pra vomitar! Comida estragada, de qualquer jeito armazenada, em vez de ser mui bem conservada para a fome ser saciada.  

            “Uma boa alimentação, coma frutas e legumes”, diz o recado no mural enquanto na prática tratam discentes de forma animal! Algumas Escolas "Modelos" de Ensino Integral passarelam feshionweekikamente sobre holofotes nos canais de Telealienação, sem falar nas tão-tão confiáveis publicações periódicas querendo que o povo VEJA notícias tendenciosas, não esquecendo a Fantástica Hegemonia do Império Astro-Global, enquanto o alunado anseia por provisão, qualidade de refeição, EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO e EDUCAÇÃO!  Mas o Horário Nobre do Progresso Escolar é ver barata cirandar, enquanto nas cozinhas públicas os gatos adoram sapatear, a panela é design de decorar, o macarrão gostoso-bichado e o biscoito mofado!

            Isso é prato cheio para descer lenha na bestialização que tem enchido a gorda pança-porca dos Doutos da VIP-Administração! Estes têm lata cheia de parola enquanto a todos pensam que enrola, sobrando o pútrido alimento que qualquer um achará nojento, engulha até cabra e jumento!

            Certamente os Chefões da cainçada também devem partilhar em suas Casacaninas as mesmas carnes moídas expostas ao sol e sem refrigeração, por isso, minha Boca-de-lata só consegue pedir aos bons glutões: LATA! Pois se já saborearam esta tão boa Ração, estão de conchavo com o instinto CÃO!

            Êta boa Educação, palmas para a santa estatística e por tão magnânima logística!

            Fora! Lata infeta da mancomunação, do descaso e da corrupção! Cuspa fora sua meta cega, a disputa burra! Façam Banquete para quem precisa de Educação, respeitem o direito do cidadão, não intoxiquem o Presente-Futuro da Nação!

            Como concluiu Gil...

                                   Deixe a sua meta fora da disputa
                                   Meta dentro e fora, lata absoluta
                                   Deixe-a simplesmente metáfora.






Simeia de Castro
Domingo, 22 de maio de 2011. 

22 comentários:

Simeia disse...

Esse assunto não pode deixar de ser saboreado por nosso banquete discente, pois tem afetado de forma direta ou indireta todos aqueles que estão comprometidos com a Educação. É um absurdo vermos essa caótica situação e o descaso dessa politicagem de lava-mão!!!

Diogo disse...

Ótimo texto minha querida, adoro seu estilo de escrita! Realmente como estudantes devemos estar por dentro dessas questões tão polêmicas!

Abraço

Marcos Anderson disse...

Que texto do caramba Simeia, adoooooro sua escrita irônica, polêmica e criativa! Continue assim.

João Paulo Gomes disse...

Nossa, muito legal abordar esta questão, achei muito interessante sua maneira poética de descrever os fatos.

leonor disse...

Já eu fiquei voando. Do que você está falando, Siméia?

Simeia Castro disse...

Para quem não entender, recomendo uma boa releitura do texto e um F5 nos últimos acontecimentos!

Xero grande o/

Mércia disse...

Ah...acredito que está nítido que trata-se de um texto extremamente polêmico sobre a questão do descaso com a merenda escola. Acredito que todos devem estar cientes dos últimos acontecimentos e das denúncias que foram mais que televisionadas pela equipe do Fantástico (Rede Globo), como o texto bem alude.

Achei muito interessante como a autora criticou tal situação de forma metafórica, o que tornou o texto mais instigante.

Muito legal o uso das expressões "telealienação", "Astro-global", "VEJA", "Fantástica Hegemonia", sem falar nos neologismos.

Muito irônica, criativa e atualizada!!!

Parabéns


Professora Mércia
Polígono Sistema de Ensino.

Mércia disse...

Achei muito legal o blog de vocês, ótima ideia para que os estudantes possam expor suas produções!

Já virei fã dos textos dessa aluna Simeia, muito aguda e criativa.

Parabéns aos criadores do blog!

Valter disse...

Bem lembrada música "Metáfora", do nosso saudoso Gil! Belo intertexto.

Concordo com os colegas, tb gostei de sua escrita.

josenir disse...

ótimo texto siméia! voçe está realmento por dentro do que se passa na educação mascarada de nosso país. como o que importa é o dia-dia que o "pessoal grandão" não se importa em ir ás escolas ver a olho nu o que se passa, a nossa educação realmente não merece confiança! parabéns!!!!!

leonor disse...

F5 nos últimos acontecimentos, Siméia? Você quer dizer "nas notícias da Globo"?

Bem, acho que quem quer comentar atualidades pode ser irônico, mas pode também ser um pouco mais preciso. Ao deixar tudo muito vago, o texto fica com um certo tom de "para os iniciados". Essa pode ter sido sua intenção, é claro. Foi?

Natália Priscila disse...

Amiga parabéns, amei o texto, cada linha carregada de ironia. Sem contar que vc já levanta na primeira linha em "Já dizia ontem Gilberto Gil" que o que o poeta quer realmente dizer não é entendido por por muitos e que também nao cabe em uma lata.

É amiga parece que vc já estava prevendo que seu texto naõ seria entedindo por alguns... o que é óbvio, já que é uma metáfora.

Se bem que é uma metáfora de um assunto que está tão em pauta no momento.

Adorei o F5 vou adotar, pena que alguns usam tanto o pc e ainda não captaram q f5 é a tecla de atualização... não necessariamente atualização da rede globo já que rede globo é G1.

enfim... brincadeiras a parte... o assunto é sério e foi muito bom vê-lo destacado no blog como vc já contextualiza no seu primeiro comentário. Vc levantou a discussão e cabe a nós leitores compreendermos e associarmos ou não aos fatos ocorridos independente dele ter sido reportagem do FANTÁSTICO... É FANTÁSTICO!!!

Jailton disse...

Essa Simeia tem jeito pra coisa mesmo. rsrsrsrs. Nem a merenda escolar escapa da tua escrita né?

Késia Mota disse...

É difícil ser educador no país da Rede Globo!

Valeu, Siméia, adorei!

EDUPROINFO disse...

Finalmente encontrei uma monitora(estagiária) que juntou a fome com a vontade de comer(desculpe o trocadilho rsrsrs)nos dois sentidos.V. tem a teoria e ,como percebe-se, a prática, a vivência da comunidade escolar(leia-se vida escolar), o pé no chão...
Particularmente num formato em que se sente muito à vontade,Siméia aponta seu lançachamas para nossa lamentável realidade escolar num texto muito significativo,sarcástico,ácido. Pitigrilli que se cuide!

Késia Mota disse...

Ah, um detalhe sobre o texto:

Sabem onde está o belo cartaz:“Uma boa alimentação, coma frutas e legumes”?

Estará em algum lugar da UFPB?

Ao texto, ao texto, dizem as teorias literárias!

Juliana disse...

Concordo com o comentário dos colegas! Tema polêmico tratado de forma interessantíssima!

Prof. Ferronato disse...

Realmente, não temos o que te perguntar, uma vez que tua voz metafórica já ecoou nas linhas e entrelinhas, só resta-nos te parabenizar !!!!

O que tens a dizer trasborda a estrita lata!

Késia Mota disse...

cainçada = latidos, ladridos; canzoada

Késia Mota disse...

A maioria dos problemas do Brasil está na má administração pública.

Késia Mota disse...

Ah, tem mais. As prioridades dos gestores públicos são muito engraçadas.

A Biblioteca Central da UFPB tinha umas goteiras. Tudo bem, tava molhando os livros, tinha que tapar o buraco, literalmente.

A verba pra isso aparece rapidinho.

E a verba para adquirir livros novos? Gente, o acervo daquela biblioteca é de fazer vergonha! Mas não é prioridade. Que pena!

Jailton disse...

Concordo, Késia! Com esses livros mofados e cheios de poeira a gente corre o risco até de pegar uma doença respiratória. Puxa vida!!!